Mais um site WordPress.com

Prazer de ter amigos.

Amigos Virtuais, num Meio Real

Semana rica em surpresas, pois tive a o prazer de ter em minha casa amigos de outro País, mais propriamente amigos Brasileiros. Um casal de Cearenses e um Pernambucano.

 Fábio, um Pernambucano de Caruáru a tirar mestrado na Universidade de Évora que ficou acantonado, cá por casa.

 É louco por Florbela Espanca, já correu Seca e Meca, nesta Cidade, tentando encontrar alguma novidade, ainda não desbravada sobre a Poetisa de  

Sinto os passos de Dor, essa cadência
Que é já tortura infinda, que é demência!
Que é já vontade doida de gritar!
E é sempre a mesma mágoa, o mesmo tédio,
A mesma angústia funda, sem remédio,
Andando atrás de mim, sem me largar!

 Moço culto, simpático e demonstrando grande força de vontade, para atingir os objectivos a que se propôs, todos estamos fazendo grande força, para que assim seja.

 A Glaucy e o Alex, simpático casal que nos veio visitar e conhecer Évora.

A simpatia e a beleza de Glaucy ficou demonstrada ao longo dos poucos dias, neste contacto directo que muito sensibilizaram a Rosa e a minha pessoa. um encanto, é uma pérola do seu Ceará.

Alex moço, bastante simpático com uma forma de ver a vida muito própria, tomando o velho conceito de cautelas e caldos de galinha, não fazem mal a ninguém, um dos expoentes da sua filosofia, mostrando ser bastante simpático, e amigo do seu amigo.

Mas vieram para conhecer Évora e estes amigos Alentejanos, que tiveram o prazer de os receber.

 Resolve-mos passear sempre a pé , que por aqui ainda é a melhor maneira de circular e de ir de um ponto ao outro. Os dias estiveram quentes, o que ajudou a algum cansaço no calcorrear, nas pedras da calçada, na subida e descida das ladeiras, para aqueles menos dados a caminhar, não se livraram de umas pequenas dores nos calcanhares e gémeos, foi vê-los derreados ao final do dia.

 Iniciamos os três dias de visitas ao centro da cidade, subindo a Rua da Lagoa, iniciando a subida, bem junto ao Convento do Calvário. 

 Chegados à Praça do Geraldo, foi uma de tirar fotos, esta foi na frente da Igreja de S.Antão, com a Fonte Henriquina em Fundo e o Palácio do Banco de Portugal no outro lado da Praça, aqui perdemo-nos pelas arcadas. Subimos a 5 de Outubro e desembocámos no Largo da Sé, mais fotos, e iniciamos mais uma caminhada , mas agora bem pequena pois os restos do Templo a Diana ( Deusa da Caça) estão mesmo ali ao lado. 

Paragem obrigatória na visita à Cidade, são um dos poucos restos da civilização Romana, que se encontram visíveis e acessíveis aos visitantes , outros foram encontradas em escavações, claro na Rua Nova também pode encontrar umas colunas por ali erguidas. E na Alcárvova de Cima pode ver restos da Muralha Romana e em recentes escavações, foram encontrados frescos em casas de senhor de posses,  desconhece-se a origem da cidade de Évora, mas foi habitada por Judeus, Mouros, Gregos , Fenícios, Cartagineses, Romanos e antes destes claro está pelos Lusitanos.

Na foto ao lado, tirada na base do Templo Romano, Rosa, Carlos e Glaucy, que não desistiu enquanto não satisfiza vontade de tirar uma foto…eu que até sou um pouco avesso em ficar em fotografia… Não perguntem que nem eu sei.

Daqui foi o grupinho ver o Jardim Diana, onde se pode ter uma vista panorâmica da cidade e seguimos , pelas vielas das traseiras da Sé até ás Portas da Moura onde se sucedeu mais um lote de fotografias , onde se inclui , a torre da Casa Cordovil e as torres sineiras da Catedral., fomos descendo passando pelos meninos da Graça, Igreja de S.Francisco e Jardim Público, onde Fabio fez questão de todos fossem fotografados junto do busto de Florbela Espanca.

Demos corda aos patins que já se fazia tarde e contornando as muralhas, nos fomos chegando até casa, para retemperarmos forças para mais dois dias. Pois os dias seguintes estavam reservados, para se verem museus, Igrejas, Conventos, até a celebre Capela dos Ossos esteve incluida no roteiro e esplanadas para se tomar o pulso ao movimento das gentes na cidade.

E assim se chegou a sábado, dia de partida do casalinho de Fortaleza.

No almoço de despedida, uma feijoada,  à "Carlos", devidamente regada com um Redondo "Porta da Ravessa", com uma sobremesa muito Brasileira , criação da Glaucy… e se brindou com um Porto Vintage á saúde dos presentes, e à realização dos anseios, dos convivas presentes, com os votos de nos voltármos a encontrar aqui ou além-mar.  

Uma última foto, da esquerda para a direita, a minha filha Maria João, Fabio, Glaucy, Rosa e Alex. no momento da partida da "Estrelinha de Fortaleza" e do Alex, que os levou até outro destino.

Cá vos espero novamente, quando assim o desejarem…até lá obrigado pela vossa visita.

 

Évora!…O teu olhar…o teu perfil…
Tua boca sinuosa, um mês de Abril,
Que o coração no peito me alvoroça!
…Em cada viela o vulto dum fantasma…
E a minh’alma soturna escuta e pasma…
E sente-se passar menina e moça…

Está se formando um novo paradigma para a amizade. Novas formas de contacto humano que vão além do contacto cara a cara. Claro que sempre existiram os que trocavam correspondências, mas nunca tantos ao mesmo tempo e em situações tão diferentes.

Quando estamos nos comunicando pela Internet, seja por e-mails, blogs, programas de mensagem instantânea, sala de bate papo… o meio é virtual, mas não as pessoas com quem estamos nos comunicando.

Portanto, essas amizades que travamos aqui são muito reais. Vocês podem perguntar se não é uma amizade na qual conhecemos da outra pessoa apenas o que ela quer nos mostrar… mas, realmente, o quanto sabemos dos nossos amigos que conhecemos "ao vivo"? quantas vezes não acontece de nos supreendermos com os nossos melhores e mais íntimos amigos?

Sejam felizes.

(Poemas de Florbela Espanca)

Comentários a: "Prazer de ter amigos." (4)

  1. Adorei!!!! maravilhoso!!!, vc é mesmo meu amigo e sei q conquistei a todos , olha estou morrendo de saudades de vc´s e claro dos cães, bju e obg.

  2.  Olá meu amigo, adorei sua visita e seu comentário obrigada pelas palavras de carinho. Sou assim como tens visto em meu spaces, adoro poesias me envia uma poesia de algum poeta portugues que você mais gosta, vou te deixar meu E-mail para que possas me enviar. Obrigada. Adorei a música do seu spaces Um bom domingo pra você com a familia. Abraços.
    marissena@hotmail.com

  3. "SIGA SUA ESTRELA" Há um lugar especial na vida que necessita do seu conhecimento e um determinado serviço que ninguém mais pode fazer.Com o tempo você o descobrirá e, mesmo que lhe pareça inútil,não tente mudá-lo nem por um momento, mesmo que você possa.Há um lugar especial na vida onde você atingirá o que é seu,um sonho que você deve seguir, porque para trás não é seu caminho.Existe um ponto de partida por onde você deverá começar,por menos importante que possa lhe parecer.É uma herança de amor para aqueles que virão depois de você.Há um lugar especial na vida que só você reconhecerá.Uma estrada tem o seu nome e espera por você.Existem mãos que você deve segurar, uma palavra que você deve dizer, um sorriso que você deve dare lágrimas que só você poderá enxugar.Há um lugar especial na vida previsto para ser ocupado por você.Um campo luminoso onde flores crescem fortes apesar das tempestades.Há um especial amanhã e o melhor está para vir.É certo que seu destino é um livro que você não lê.Mas pode crer:nesta vida há um lugar especial feito só para você!Desejo uma ótima semana, e que os seus caminhos sejam sempre iluminados por Deus.Um beijo da amiga Ruthy

  4. Olá…Devo dizer que fiz uma viagem com esse seu post, Évora esta na lista de onde quero ir, na verdade Portugal é meu sonho hehe, conhecer esse magnifico lugar onde a literatura e quase tudo se faz presente.As dicas de lugares por onde passaram e ja até anoitei, perfeito.Abraço.Billhttp://www.prahoje.com.br/billhttp://www.prahoje.com.br/Pessoahttp://www.prahoje.com.br/florbela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: