Mais um site WordPress.com

PORTUGAL

Portugal é o País mais ocidental da Europa e dos mais antigos, fundado em 1128.
A sua língua tem origem no galaico-português com introdução de latim e árabe.

Portugal foi constituído em 1128 a partir de um condado do reino de Leão.
Afonso Henriques, 1º rei de Portugal era neto do rei de Leão.

Portugal fazia fronteira com outros dois Países da Península Ibérica, o reino de Leão a Norte e o Reino de Castela a Leste.
Durante séculos os Castelhanos fizeram muitas invasões e tentativas para anexar Portugal, nunca o conseguindo.
Uniram-se então o Reino de Leão, de Castela e outros reinos da Península e formaram a Espanha em 1479
Portugal nunca fez parte da Espanha e é mais antigo, constitucionalmente, 351 anos
Como Portugal fica no estremo ocidental da Europa estava fora das influências e das decisões do Centro Europeu. Então direccionou a sua política para a expansão marítima, sendo o pioneiro nas descobertas de terras e povos até então desconhecidos
Em 1415, depois da conquista de parte do Note de Africa, Portugal desenvolveu as técnicas de navegação em Alto Mar percorreu os oceanos, estudou os ventos, e descobriu as rotas marítimas para os outros continentes.
Foi o primeiro povo da Europa a contornar toda a costa Africana até à Etiópia, descobrindo o caminho por mar até à Índia.  Continuou a navegar para oriente, descobrindo a Indonésia e Austrália, chegou à China e ao Japão.
Na sua navegação para ocidente foram os primeiros a chegar à América do Sul.
Nunca dantes um povo  tinha alcançado tão vasto império nem dado a conhecer ao mundo a existência de povos e terras longínquas, como Portugal nos séculos XV.
Em meados do Sec. XIV os Portugueses chegaram às Canárias.
1415 tomam de Ceuta, no Norte de África e posteriormente Tânger.
Em 1419 descobrem o arquipélago da Madeira por Gonçalves Zarco e Vaz Teixeira.
Em 1427 descobrem o arquipélago dos Açores  por Diogo de Silves Os Açores fica a caminho da América do Norte onde há vestígios de navios e artefactos portugueses naufragados nas costas da América bem como apelidos portugueses nos nativos americados, a que mais tarde erradamente foram chamados de índios.
Portugal nessa época estava mais interessado em descobrir o caminho por mar até à Índia, cujas riquezas são muito cobiçadas pelos Europeus. Por isso abandonou a rota para lá dos Açores.
Em 1434 Gil Eanes atravessa o Cabo Bojador..
Os Portugueses desenvolvem então a navegação astronómica, orientando-se pelos astros com ajuda de instrumentos náuticos (astrolábio, quadrante e a Bastilha), estudam os ventos e as correntes marítimas elaboram cartas náuticas (mapas) com as rotas e localização de terras aperfeiçoam as caravelas e lançam-se na descoberta de uma rota que os leve até à Índia..
Ao longo de anos, Portugal foi contornando o continente Africano, onde estabeleceu diversas feitorias e negociava com os indígenas:  Arguim(1443), Cabo Verde, Guiné, Serra Leoa, Mina, S. Tomé e Príncipe, Cabo de Sta Catarina, etc..
Em 1482, Diogo Cão chega à foz do Rio Zaire, Reino do Congo e Angola. Continuando a navegar para sul, os portugueses estabelecem-se na Serra Parda, hoje Namíbia .
Em 1488, Bartolomeu Dias, dobra o cabo da Boa Esperança e fixa um padrão de soberania Portuguesa no estremo sul de África, ainda hoje existente na cidade do Cabo na África do Sul.
Navegando mais para oriente, funda Angra de S. Brás e Rio Infante. .
Seguem-se outros navegadores portugueses que fundam Sofala (Moçambique) e contornando Africa pelo oriente tomam a Etiópia.
Em 1492 Cristóvão Colombo sai de Portugal e negoceia com a Espanha o financiamento do seu projecto até à Índia rejeitado pelo Rei português..
Engana-se na rota e as suas caravelas navegam para ocidente e chegam ao Haiti. Convencido que tinha chegado à Índia, chamou os nativos de índios.
No seu regresso atraca em Lisboa e oferece o feito a Portugal.
Portugal rejeita o favor porque sabia que ele estava errado e tinha notícias seguras de que seus navegadores rumavam no caminho certo
Em 1493 Colombo volta lá novamente para se certificar e descobre as ilhas de Guadalete, Martinica, Porto Rico , Jamaica e parte de Cuba.
Em 1498 Vasco da Gama, almirante português chega finalmente à India, dando a Portugal a soberania e o tão esperado comércio do Oriente para a Europa..
Nesse mesmo ano a frota de Cristóvão Colombo chega à ilha da Trindade .
Em 1500 Pedro Alvares Cabral navega para ocidente e descobre a América do Sul fundando capitanias em terras que chamou de Vera Cruz, hoje o Brasil.
Em 1502 Cristóvão Colombo, na sua ultima viagem ao serviço de Espanha avista a Nicarágua, Costa Rica e Panamá sem nunca sequer encontrar os oceano Indico e concretizar o seu sonho de chegar à Índia. Em 1510 Portugal coloniza a Índia estabelece em Goa a sua primeira capital no oriente nomeando um vice Rei.
Entre 1511/1515 O vice Rei, Afonso de Albuquerque conquista Malaca e Ormuz.
Em 1513 os portugueses chegam à China.
Em 1515  descobrem  a Indonésia e Austrália e estabelecem-se em Jacarta e Timor.
Em 1519 o almirante português, Fernão de Magalhães, projecta e comanda a primeira viagem de circum-navegação à volta do mundo, financiada por Espanha.
Em 1542 Os Portugueses foram os primeiros Europeus a chegarem ao Japão fundando a cidade de Nagasaki .
Seguindo as rotas dos portugueses e conhecendo as suas técnicas de navegação formaram-se grupos de piratas oriundos de vários Países que faziam ataques consecutivos aos navios, feitorias e capitanias.
Em 1557 A China cede aos Portugueses a Península de  de Macau como reconhecimento à ajuda prestada no combate aos piratas
Em 1578/Agosto,   numa batalha de Alcácer Quibir, no norte de África, morreu o rei Português D.Sebastião sem deixar descendentes. O seu familiar mais próximo era o rei de Espanha, Filipe II, que com o apoio da Igreija e da Nobreza mas contra a vontade do Povo ocupou pela força o trono português. em 1580.
Os 63 anos de ocupação espanhola fizeram com que Portugal perdesse o seu domínio e influências no mundo a favor de Espanha.
A Inglaterra, França e Holanda, países inimigos da Espanha atacaram e apoderaram-se de colónias Portuguesas.
Em 1640 Portugal consegue vencer e expulsar os Espanhóis e  recuperando alguns territórios que haviam sido usurpados pelos Holandeses.
Mas com a sua armada desfeita, utilizada na guerra de Espanha com a Inglaterra, Portugal deixou de ser a potencia mundial que foi nos séculos XV/XVI..
Há vestígios portugueses em todos os continentes e deixaram uma herança da língua lusíada a mais de 200 milhões de pessoas..
Até 1975 Portugal manteve  cinco colónias em Africa, uma na Oceânia e Macau na China.
Hoje Portugal faz parte da Comunidade Europeia e é constituído pelo território continental na Península Ibérica e pelos Arquipélagos da Madeira e dos Açores.
Formam a Comunidade de Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné, Moçambique, Portugal, S.Tomé e Principe e Timor. 

Comentários a: "PORTUGAL" (4)

  1. gostei muito, adorei essa aula, vc sabe que adoro história, bju da sua amiga quevte admira muito , desculpe se nao estou muito presente.

  2. Olá Boa Noite! mas uma vez estou passando aqui porque gostei muito do seu spaces, gosto de pessoas que amam sua Pátria e você é uma delas, tudo aqui é de muito bom gosto adoro as pessoas de Portugal são gente alegre expontânias torci por Poutugal e  parabéns a todos os jogadores e ao tècnico Luiz Felipe.  Fica com Deus .Abraços.

  3. Boa Noite! Tudo bem? Muito obrigda pela visita e quando puder apareça em meu spaces, fico contente com as visitas  e você é um novo amigo que espero receber sempre. Abraços.

  4. Olá, Boa tarde vim aqui te desejar um bom domingo e agradece-te a visita, muito obrigada e volte sempre adorei o seu spaces os lindos fados e tudo mais. Fica com Deus. Abraços.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: