Mais um site WordPress.com

Campo Pequeno

Sabem lá as recordações, que me passaram pela cabeça ao ver um espectáculo misto de variedades e tauromáquico, hoje apresentado na antiquíssima Praça de Touros do Campo Pequeno, agora renovada (5 anos de obras), e que saudades eu já tinha de uma corrida de Touros, ali…naquela arena de boa memória.
Nesta praça passei, grandes e comoventes momentos, com grupo de amigos que propositadamente vínhamos a Lisboa nas famosas quintas-feiras taurinas.
Tourearam o Luís Miguel da Veiga, aqui da cidade ao lado (Montemor o Novo), com pergaminhos e tradições nesta nobre arte Marialva, de lidar um touro montado num cavalo, este por sinal da mais pura raça Lusitana, acompanhado num fado pelo meu amigo de infância António Pinto Bastos, cantou com aquela voz inconfundível de Fadista Alentejano (Évora).
 De ver o Pedrito de Portugal templar como ninguém, no toureiro a pé, recebendo o touro com um garbo e valentia, mostrando a raça Lusa, na frente das agulhas pontiagudas do negro que lhe calhau na sorte.
 A pega soberba, valente, garbosa, dando todas as vantagens ao Touro, de peito descoberto e logo á primeira, por um moço de Forcados da minha terra (Évora). Toda a minha Alma Alentejana se emocionou com a valentia dos meus Conterrâneos.
 
Veja algumas fotos dos Toureiros, e do grupo de Forcados, e do Fadista António Pinto Bastos.
 
Algumas considerações sobre a praça do Campo Pequeno
 
O inicio.
 
O edifício da Praça de Touros do Campo Pequeno foi inaugurado em 1892, sendo autor do projecto o Arqto. António José Dias da Silva (1848-1912), no local onde já desde o século XVIII se realizavam corridas de touros. O edifício insere-se no estilo neo-árabe, com cúpulas semelhantes às das mesquitas (Fig. 1). Com uma área de 5.000m2 e um redondel de 80m de diâmetro, foi concebido com capacidade inicial para 8.438 espectadores.
 
Recuperação do Campo Pequeno
 
O projecto de arquitectura foi da responsabilidade do Arqto. José Bruschy, com a colaboração dos Arqtos. Pedro Fidalgo, Filomena Vicente e Lourenço Vicente. Como objectivo, foi delineado à partida que o espaço da zona de construção subterrânea deveria conservar todo o jardim envolvente, sem corte nem danificação de nenhuma das árvores de grande porte aí existentes
 
Hoje…Terça
 
O coração de Lisboa passa ter uma grande sala de espectáculos que não será só para a arte tauromáquica, como também para musicais, para ópera, para bailado, para desporto, para cinema, para moda, circo, para festivais de música
 
Reinauguração

O espectáculo englobou a encenação de alguns momentos de «Cármen», a actuação dos fadistas José da Cambra, Cátia Garcia, António Pinto Basto, Lola Dinis, Francisco Sobral e com a participação da actriz e cantora Marina Mota.
Actuação de sevilhanas e a presença de Wanda Stuart, Henrique Feist, Carlos Quintas, Simone de Oliveira, António Zambujo e Luísa Basto, à frente de um elenco de mais de cem cantores, bailarinos e acrobatas que farão uma homenagem ao Campo Pequeno enquanto desfilarão, em plena arena, modelos do estilista João Rolo.
As bandas da Aviação, Marinha e Exercito também abrilhantaram, tal como o Grupo Tocarrufar
 

 

Sejam Felizes por favor.

 

Comentários a: "Campo Pequeno" (2)

  1. Meu querido!
    Pergunta-me como vou sobreviver diante de tantas emoções… Tordo nos seus áureos tempos, o velho Campo Pequeno renovado… a descrição fantástica desta festa em Lisboa… Acredita, estou a chorar. minha alma portuguesa está aos prantos… E agora? O que é que eu faço agora? tens que me aturar!
    Adoro o teu espaço. Apetece-me acampar aqui.
    Obrigada por essa prenda.
    Bjusssssss

  2. Vpltei para elogiar as fotos. Lindas!
    Bjussssss

Deixe uma Resposta

Nuvem de etiquetas